MDF de 15mm ou 18mm Entenda a Diferença

MDF de 15 ou de 18 Entenda a Diferença...

Muitas vezes nos deparamos com clientes questionando o uso do MDF de 15mm,que é muito comum na fabricação de caixas e portas de móveis planejados. Geralmente marcenarias utilizam o MDF de 18mm e usam como um diferencial alegando que o material é mais forte. Abaixo segue uma breve explicação das diferenças entre essas duas espessuras ,tirei essa matéria de um outro blog, no final da postagem , segue a fonte da matéria.

MDF , Medium Density Fiberboard, ou seja fibras de média densidade. Toda a madeira é transformada em fibras que formam um "bolo" de materiais, colas e produtos químicos. Esse material todo entra na maquina em torno de 40 cm de altura, depois  prensado fica com  6, 9, 15, 18, 25mm de espessura . Vale lembrar que a mesma quantidade de materiais "bolo" é usado em todas as espessuras.

Os mesmos 40 cm de "bolo" faz o de 6mm e o de 25mm bem como seus intermediários.

Traduzindo , o mesmo Kg/força de um material de 6mm  é o de 15, 18 ou 25 mm é a resistência a tração perpendicular na vertical ;o que difere cada um deles alem da espessura é o grau de resistência a flexão estática, ou seja , o empenamento com distancia igual a 1 metro quadrado em vão livre na horizontal.


Para MDF de 15mm a resistência é de 670 Kg/³ e para 18mm é de 660 Kg/³ ou seja o de 15mm por ter mais massa tem grau de curvatura menor que o de 18mm, alem de ser mais "leve" o mais engraçado é que de 12mm tem a mesma densidade de 15mm.

Na nossa abordagem , isso nos mostra que o uso de caixaria , ou seja , o corpo dos armários podem ser feitos com 15mm e obtêm a mesma capacidade de carga que materiais  mais grossos, e com a vantagem de ter mais massa e maior resistência a umidade  por ter maior carga.


Comentários (0)


Deixe um comentário